domingo, 26 de maio de 2013

Icapuí na Mídia: Quadro To de Folga da Rede Globo destaca as praias de Icapuí

Quem chega à Icapuí é recebido com um grande coqueiral, que se espalha pelo último pedaço do litoral cearense. A cidade fica na divisa com o Rio Grande do Norte, a 195 quilômetros de Fortaleza.
O passeio pode começar pelas praias de Retiro Grande, quase deserta, e Ponta Grossa, considerada uma das mais preservadas do Ceará. "A gente chega aqui e dá uma paz de espírito, uma coisa boa assim que a gente chega, é fantástico", relata a enfermeira Kátia Cartaxo.
Em 65 quilômetros de litoral, os guias locais oferecem dois tipos de passeios de buggy: um que vai até metade do trajeto e o mais longo, de uma ponta a outra de Icapuí. “Gosto muito porque são dunas, são pedras com várias cores, muito lindas", diz o turista francês, Mark Seban.
O roteiro segue justamente contornando as dunas e falésias coloridas que cercam as praia. Na região, o turismo complementa a renda dos pescadores. Em Redonda, por exemplo, há uma estrutura de barracas, que oferecem as moquecas como atração do cardápio: as mais pedidas são de siri e arraia.
São dos pescadores também a maioria das pousadas à beira mar, com quartos para casal ou para até quatro pessoas. Quem prefere hotéis maiores pode ir até a praia de Tremembé, onde as diárias variam de R$ 220 a R$ 660, na alta estação.
Mesmo vizinhas, as praias da região têm suas particularidades. Em uma delas, conhecida como Barrinha, quando a maré está alta, basta uma pequena caminhada para se estar dentro d'água. Quando baixa, porém, o mar recua até dois quilômetros e revela outra paisagem, com as embarcações ficando praticamente em terra firme.

Na praia de Requenguela, vale uma parada para conferir outro cenário: os visitantes conhecem, de pertinho, a vegetação típica do mangue, caminhando por uma passarela. "Contemplamos a natureza, que é muito bonita. É uma cidade que realmente encanta as pessoas que vêm visitar", opina o comerciante Leandro da Silva.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário